Sem planejamento, o crescimento desenfreado dos grandes centros urbanos produziu cidades com problemas de transporte, segurança e bem-estar. A configuração comum das metrópoles estabelece lugares que dificultam o uso dos espaços públicos, a vida em comunidade e até mesmo o simples andar pelas ruas, especialmente à noite. Nesse contexto, não é difícil perceber que o urbanismo afeta diretamente a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos. Na contramão dessa realidade, observa-se, em alguns lugares, a ascensão do Novo Urbanismo: um movimento de desenho urbano que planeja a cidade para as pessoas.
Bairros que valorizam a dimensão humana
O Novo Urbanismo consiste em planejar bairros que priorizam a vida em vizinhança para pedestres. Os principais pilares do movimento são:
Mobilidade urbana
O ponto central do Novo Urbanismo é mesclar funções de habitação, trabalho e comércio no mesmo bairro. A proximidade entre casa, trabalho, mercados, restaurantes, cafés, entre outros, reduz a necessidade do uso de automóveis para a locomoção. Entre outros benefícios, a diversidade de usos gera bairros com maior circulação de pedestres, o que oferece diversos benefícios para os moradores: segurança, melhor aproveitamento do tempo, redução de custos em transporte, convívio com a vizinhança e bem-estar. Bairros com mobilidade urbana otimizada são lugares cheios de vida.
Ocupação dos espaços públicos
Bairros configurados com esse conceito convidam as pessoas a viverem os espaços públicos. Desta forma, oferecem ruas, praças e parques com mobiliário urbano que estimula a interação das pessoas com a cidade. Nesse contexto, as áreas verdes são fundamentais. A vegetação tem o poder de humanizar o bairro, estimular os moradores a praticarem atividades ao ar livre e desenvolverem vida em comunidade, o que gera saúde, bem-estar e, mais uma vez, segurança.
Sol da Manhã: um lugar cheio de vitalidade em Arroio do Meio
O loteamento Sol da Manhã, em Arroio do Meio, é um ótimo exemplo de lugar desenvolvidos sob o conceito do Novo Urbanismo. A 12 km de Lajeado, o espaço foi planejado para abrigar terrenos residenciais e comerciais e estimular o deslocamento a pé. Cada dia mais bonito, o lugar conta com diversas áreas de lazer ao ar livre e uma área de preservação ambiental, ideal para quem valoriza viver próximo à vegetação, mas sem afastar-se da cidade.
Visite
Conheça o Loteamento Sol da Manhã e surpreenda-se com a localização, infraestrutura, áreas de convivência e opções de terrenos para morar, trabalhar ou investir. Você pode acessá-lo pela Rua Dona Rita ou pela ERS-130, na altura do Posto Shell.
« Voltar